Antigamente, a distinção entre RPG e jogo de guerra não existia. Assim, cada grupo de jogo tinha suas próprias regras e parâmetros.
FKR visa exatamente esse tipo de jogo. Dá pra jogar em qualquer mundo que você quiser, e o que é melhor, você não precisa de dados. Eis uma explicação de como isso é possível.
Você escreve na ficha de personagem somente o que VOCÊ como jogador considerar importante. Você define o personagem com um arquétipo, dá para ele alguns traços que devem incluir pontos fortes, pontos fracos e um conjunto bem simples de equipamento. Sempre que um personagem entrar em conflito com outro personagem ou situação, tem que comparar a habilidade que o personagem está usando com a do lado oposto. O melhor lado vence. Caso incerteza sobre o escopo de uma habilidade, o jogador precisa esclarecer para o mestre.
Por exemplo, eu escrevi na minha ficha que meu personagem é "Forte pra caramba". O mestre questiona minha habilidade. Eu explico para ele os pormenores da força física dele de forma sucinta e convincente para ajudar ele no julgamento dele.
Conduzir jogos sem dados não requer muito de você. Primeiramente, sempre trabalhe com imagens mentais. Nunca permaneça no nível abstrato das palavras. Esteja ali na cena, não apenas descreva. Se o combate acontecer, reúna informações de seus jogadores, esclareça as intenções de todos eles e sempre se dirija a eles com os nomes de seus personagens, isso aumenta e muito a imersão e a veracidade. Todos nós sabemos, instintivamente, como é o combate, dramático ou não. Construa um filme mental com as descrições de seus jogadores e você vai conduzir o combate sem problema nenhum. Leve em consideração as capacidades de seus personagens, saiba o quão limitados eles são para você não se perder.
Não tenha medo de tomar decisões difíceis. O jogo sem dados impõe decisões sobre você, decisões que, em algum outro jogo, você convenientemente muda nos dados. Você já tem uma impressão geral do que os personagens envolvidos no jogo são capazes ou não de fazer. Um autor que escreve uma cena de ação em um livro não precisa rolar dados, e você também não precisa. Apenas imagine a cena. Veja a luta acontecendo na sua frente. A ordem dos eventos flui naturalmente a partir daí. Confie nos seus instintos. Jogue RPG sem dados com frequência. A prática leva à perfeição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário