Minimalismo consiste em simplificar a vida eliminando os excessos e mantendo apenas o que é essencial. É um desejo de viver feliz com menos. É uma ferramenta que pode ajudar a todos aqueles que estiverem dispostos a se livrar dos excessos em favor de se concentrarem no que é mais importante para encontrar a felicidade, realização pessoal e, principalmente, liberdade. Se tratando de RPG, o minimalismo é a melhor opção para quem está de saco cheio de jogos modernos que são cheios de regras específicas e cheios de números para decorar.
Seu jogo não vai mais precisar de amarras ou coisas demais. Quanto menos coisas inúteis você tiver em um jogo, menos tempo você e os jogadores vão passar decorando tudo. Isso pode resultar em um jogo mais limpo, organizado e também em mais tempo para você fazer coisas mais interessantes em sua partida. Não se dê ao trabalho de abranger todas as possibilidades, use apenas criatividade e improvisação. Jogar dessa forma é mais orgânico, não demora muito para você se sentir livre enquanto joga RPG. Isso é uma grande vantagem, e é isso que torna FKR tão funcional. A criação de personagens deve ser bem simples e rápida. Em um minuto ou menos você estará pronto para jogar o mundo.
Como árbitro, tenha uma explicação bem superficial do sistema monetário, armas, armaduras e equipamentos em geral, levando em conta o tipo de cenário. O combate também é algo que tem que ser mínimo, bastante fluido. Você pode até conduzir combates sem o uso de dados.
O mestre de jogo também não irá precisar seguir as mesmas regras para criação de personagens para criar os seus monstros, NPCs e criaturas, ele as projeta da maneira que julgar necessário. Sinta-se livre para fazer os moldes e customizações para que possam ser criados inúmeros tipos de personagens e criaturas para sua mesa de jogo.
No fim das contas, um jogo mais livre é assim mesmo: mínimo. Tudo se trata de pensar pequeno, sem amarras. O que faz a jogatina ser algo mais são as pessoas que estão jogando. Um jogo que não precisa de regras extremamente específicas e uma penca de modificadores e nomes para decorar. As regras são ficam todas na mão do Juiz, é algo exclusivo dele. A função dele enquanto jogador é adjudicar o jogo em tempo real, simples assim.
Assim seu jogo vai ser muito mais dinâmico e descomplicado. Existe espaço de sobra para improviso criativo. É uma experiência única. Seu tempo é gasto focando apenas no essencial, além de tudo ser aberto a outras soluções criativas e que façam sentido no jogo. Você terá a oportunidade de ter um jogo desafiador, com escolhas significativas, e com uma certa letalidade usando como chassi um (não) sistema ultra simples e bem gostoso de jogar.